quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Entrevista com Eric Thomas - ECO HOUSE


A ECO HOUSE é conhecida como a primeira casa de eventos sustentável da América Latina e é modelo de sustentabilidade por priorizar a alta qualidade ambiental desde a construção, operação e a utilização de todos os seus recursos.


A convite do blogecologize, o chef Eric Thomas, proprietário do renomado restaurante Tantra, em São Paulo, gentilmente nos concedeu esta entrevista.


1. Como surgiu a ideia de construir uma casa de eventos sustentável?
O desafio foi construir um salão de eventos totalmente sustentável. Tinha realizado um evento infantil, onde 200 crianças estavam brincando. Comecei a pensar como seria possível transferir a energia das crianças e converter para energia do local...


2. Quais são as referências para o projeto?
Sou chef de cozinha e não engenheiro ou arquiteto. Decidi viajar para a Europa e aos EUA para ver outros lugares que praticam a sustentabilidade. Depois de 3 meses de pesquisa, voltei para o Brasil e comecei a listar as principais tecnologias e práticas sustentáveis que iriam ser adotadas no projeto da Eco House. Algumas não eram viáveis e outras eram simples, baratas e funcionais. Você começa a fazer contas e calcula se o equipamento ou procedimento vai te trazer o benefício e em quanto tempo ele se paga.

3. Quais os maiores desafios encontrados na construção da Eco House e que profissionais foram chamados para tornar viável o projeto?
As medidas foram realizadas logo no começo da obra. O primeiro passo foi educar os funcionários da obra e depois adotar as premissas de uma obra sustentável. Enquanto isto, fui listando as principais tecnologias e gestões sustentáveis da casa, como cada item iria funcionar e o retorno financeiro (custo/beneficio). Neste momento, entrei em contato com a Fundação Vazolini para poder monitorar a construção da Eco House e tentar obter o processo/certificação AQUA. Tinha que fazer as previsões de quanto eu poderia deixar de consumir de recursos naturais na construção e eventualmente na operação.


4. De que forma você avalia o desenvolvimento do Brasil quanto à sustentabilidade no segmento da arquitetura? É possível encontrar, com facilidade, profissionais capacitados para atender as necessidades de clientes preocupados com a questão ambiental? E a matéria-prima para a obra (como telhas ecológicas, madeiras reflorestadas, etc)?
O custo de uma obra sustentável está em média 20% mais caro do que o de uma obra convencional. Fiz a obra sem arquiteto e sem engenheiro! O principal desafio dos arquitetos e engenheiros é fazer a “conta bater”. Por exemplo: todo mundo acredita que uma placa photovoltaica gera energia suficiente para iluminar uma lâmpada ou até o salão. O problema é que o preço da tecnologia não compensa pela economia gerada, ou seja: “a conta não bate”. Não são todas as tecnologias que podem funcionar na gestão do seu negócio. O meu piso que gera energia acabava sendo mais eficiente do que placas, cataventos ou outras tecnologias. A matéria prima é fácil achar no mercado. Todos têm uma linha “verde”, porém cuidado com tecnologias falsas. Existem muitas pessoas que usam a onda verde para se promover e vender. Toda obra/edifício sustentável segue uma norma ou cronograma. Você começa pela gestão de água, depois a gestão de energia, lixo, etc... Basta procurar os profissionais que podem te auxiliar com a melhor tecnologia e consultoria de como implementar esta gestão. A conta tem que bater!

5. Em que exatamente a Eco House se diferencia das outras casas de eventos?
Divulgar e participar de tecnologias sustentáveis, através da balada e do entretenimento. Queria tornar conceitos e tecnologias sustentáveis tangíveis e acessíveis para o público em geral. A pessoa, na balada, poderia gerar eletricidade o suficiente para iluminar a própria pista de dança em que está dançando? Quanto mais uma criança brinca, no nosso salão infantil, mais energia está gerando para a sua festa ou a festa de outros. O cliente pode visitar o nosso telhado verde e participar da seleção de frutas e legumes que irão ser utilizados no cardápio da sua festa. Ao dançar na pista de dança, você pode ver quanta energia você está gerando, quanta água o imóvel tem da chuva e os recursos que estão sendo utilizadas na festa ou, melhor ainda, deixando de utilizar.

6. Como são utilizados os 3 R's (redução, reutilização e reciclagem) da sustentabilidade na casa?
Encorporamos o tripé da sustentabilidade: ambiental, social e econômico. Reduzimos, quando possível, reutilizamos e reciclamos. Existem muitas teorias na gestão da sustentabilidade que, na prática, não funcionam. Reutilizar todo o nosso lixo para compostagem, por exemplo, não funciona. Primeiro que a quantidade é superior à demanda e depois tivemos problemas com pragas, falta de espaço, entre outros.

7. Sabemos que, infelizmente, em São Paulo ainda não é realizada a coleta seletiva em todos os bairros da cidade. Como vocês descartam o lixo produzido pela casa?
Infelizmente, o nosso lixo orgânico vai com a prefeitura. O lixo reciclável é levado até o Pão de Açúcar para ser separado e reciclado. Todo o lixo é pesado e catalogado. Emitimos um laudo para o cliente depois da festa, para poder demonstrar o que ele deixou de consumir em comparação com um edifício normal.



8. Qual o objetivo do projeto?
Provar que um restaurante e edifício de eventos pode ser construído e administrado usando conceitos de sustentabilidade, na sua maioria simples. Auditorar e apresentar estes resultados e reproduzir em outros estabelecimentos. Eu, pessoalmente, por ser chef de cozinha, adoro o desafio de produzir um cardápio para um evento com os recursos disponíveis no dia. Sempre vamos até a laje verde da Eco House e escolhemos as frutas, verduras, que estão em sazonalidade, para fazer o cardápio do almoço ou da festa. Este desafio foi o meu objetivo principal.

9. Qual o público-alvo?
Temos um salão de crianças e um salão corporativo/balada.


10. Como funciona o buffet infantil?
Decidimos dar férias aos eletroeletrônicos. Todos os brinquedos geram a energia do lugar. Alguns dos brinquedos foram inspirados no Leonardo Da Vinci. Um grupo de atores brinca com as crianças e divulga, em um mundo lúdico, a sustentabilidade e conceitos ecológicos. Educar brincando!

11. Como tem sido a recepção dos adultos? E a das crianças?
A maioria dos clientes está participando de conceitos sustentáveis e nem sabe! A pista de dança é um perfeito exemplo disto. Ao dançar na festa, você está gerando a energia suficiente para iluminar e fazer funcionar todos os equipamentos da pista. Você não precisa deixar de fazer o que você gosta para ser sustentável.


12. O que falta no Brasil para que mais ideias geniais como essa ganhem espaço na mídia?
Viabilizar o custo das tecnologias. O meu piso foi importado e foi pago 100% de imposto nela. Não tive nenhum incentivo do governo ou da prefeitura no projeto. Um absurdo! Tenho vergonha disto...


Contatos: 
Rua Amaro Cavalheiro, 158
Pinheiros – São Paulo
CEP: 05425-010
Tel: (11) 3846-7112

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Maionese caseira




Receitinha:
Bata, no liquidificador, 2 gemas de ovo e tempere com ¾ de colher de chá de sal, ½ colher de chá de mostarda em pó e 4 colheres de chá de suco de limão ou vinagre branco. Bata bem a mistura e acrescente 300 ml de azeite. Mantenha a maionese na geladeira e consuma-a em até 3 dias.


sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Salgadinhos industrializados

A postagem de hoje é sobre algo que a maioria das pessoas consome e nem imagina os danos causados para a saúde do corpo e para a saúde do planeta: salgadinhos industrializados.


Esses salgadinhos saborosos e crocantes são compostos basicamente de açúcares e gorduras e, além de fazerem mal à sua saúde, são produzidos em fábricas que nem sempre reduzem suas emissões e causam impacto ao meio ambiente. As empresas de muitos salgadinhos importados que chegam por aqui, para agravar ainda mais o quadro, utilizam grande quantidade de energia proveniente do petróleo.
E as embalagens plásticas que acondicionam essas bombas calóricas? Acho que nem preciso comentar...
Há alimentos naturais que podem substituir esses petiscos e, se levados na bolsa, são uma ótima pedida para aquele cineminha ou passeio. Damasco, figo, banana passa, uva passa e outras frutas secas; castanha de caju, pistache, amêndoas e nozes são bem mais saudáveis que aqueles salgadinhos de queijo processado e opções bastante saborosas.
Não acredite nos rótulos que dizem que os salgadinhos têm vitaminas. Bem, há os criados com farinha enriquecida ou que recebem a adição de vitaminas criadas por um processo industrial (leia: muitos produtos químicos e grande consumo de energia), mas será que nosso organismo foi projetado para digerir todo esse lixo sintético?
Pense bem, antes de pegar aquele pacote de salgadinho e colocá-lo dentro do carrinho de supermercado.


Beijos verdes,


Cris

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Troque sua geladeira velha por uma nova


Não conheço uma casa onde não haja uma geladeira. Mas, se a sua geladeira é daquelas antigas, provavelmente ela é a culpada por uma boa parcela (cerca de 20%) do seu gasto com a conta de energia elétrica.
Uma geladeira velha chega a consumir o dobro da energia utilizada por um modelo novo, que possui a classificação A do INMETRO. Se você já estava mesmo pensando em trocar sua geladeira, verifique o selo PROCEL, onde a letra A indica o melhor nível de consumo de energia, e não perca mais tempo. 

 


Algumas dicas: 
 
- Uma geladeira cheia perde menos ar frio, ao ter sua porta aberta, que uma geladeira vazia. Se você costuma almoçar fora e não gosta de comida congelada (que, aliás, não é lá muito saudável), encha sua geladeira com sua bebida favorita (sucos, garrafas de vinho, etc).


- No outono e no inverno você pode optar por regular a geladeira para uma potência menor, o que resulta em até 5% de economia na conta de luz.


- Não coloque recipientes com alimentos quentes no refrigerador, pois há uma exigência maior do motor para realizar o processo de resfriamento.


- Você lembra daquela história de colocar roupas para secar atrás da geladeira (eu tenho uma tia, em Minas Gerais, que costumava fazer isso com as roupinhas do bebê)? Delete esta informação do seu HD, pois abafando o compressor ele terá que trabalhar mais.


Com estas dicas simples você fará uma boa economia de energia, além de contribuir para a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera.


Ecobeijos,

Cris