Há produtos que usamos no nosso dia a dia e são descartados sem nos darmos conta dos danos causados ao meio ambientes. Milhões de escovas de dente e bilhões de lâminas de barbear são jogadas no lixo anualmente.
No caso das lâminas de barbear, a forma de minimizar o problema é usar aparelhos onde apenas as lâminas sejam trocadas. Os aparelhos com cabo feito de plástico reciclável são os ideais, mas ainda não conheço nenhuma marca brasileira com essa característica. Procure no Google e no Facebook pela Preserve (Recycline) e você verá alguns produtos de cuidados pessoais ecologicamente corretos.
Barbeadores elétricos usam eletricidade e também são produzidos usando materiais plásticos, no entanto são mais duráveis e também há a opção de trocar apenas as cabeças.
As escovas de dente, que devem ser trocadas a cada 3 meses de uso, são também um grande problema para o meio ambiente. Como não encontramos no Brasil as escovas Preserve ou Terradent, da Eco-Dent, cujo cabo é permanente e somente as cabeças (cerdas) são trocadas, temos que buscar outras alternativas. A escova Reach ECO Essencial, da Johnson & Johnson, tem o cabo feito com 40% de material reciclado e esse material é a sobra (resíduos plásticos) de outros produtos da empresa. Achei isso genial: ecologicamente correto, econômico e inteligente. Não é por acaso que a escova tem preço popular (R$1,49). Só tem um porém: não costumo ver essa escova de dentes em supermercados e farmácias e, por isso, tentarei contato com a empresa para saber o motivo.
Com medidas simples e muitas vezes até mais econômicas, podemos minimizar os impactos ambientais. O principal é termos um pouquinho de boa vontade.
Beijos verdes,
Cris