quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Móveis ecológicos


Será que você precisa mesmo daquela mesa de jantar nova?
Comprar móveis novos pode ser uma coisa bem divertida, mas também um crime ambiental. Além das matérias-primas usadas, há o processo de fabricação, as colas, as texturas, o enchimento (de um sofá, por exemplo), o desperdício, o processo da entrega, etc. E sem contar com o fator “consumo”, que deve ser combatido por aqueles que se preocupam com o meio ambiente.
Há opções inteligentes para quem precisa de um móvel novo. Uma reforma pode ser uma boa pedida e deixar o seu sofá com cara de novo. Como sou artista plástica, sou totalmente adepta da reforma. E você pode garimpar móveis usados interessantes em antiquários, conseguir um bom preço neles, e reformá-los. Gente, quer coisa mais chique que um móvel vintage na sua sala de estar? Ninguém mais terá uma sala como a sua. Uma mesa ou cadeira velha pode ser lixada, ganhar uma bela pintura e ficar ainda mais bonita do que a exposta na loja. Outra vantagem: vai ter a sua cara.
Se você precisa mesmo comprar, procure lojas de móveis usados ou empresas que trabalham com materiais reciclados ou reutilizados. Móveis ecológicos estão na moda e são feitos com madeira de reflorestamento e os estofados são de tecido sustentável como algodão ou linho.
Quanto ao móvel que você não quer mais, não jogue-o no lixo, como tantos fazem por aí. Doe! Há amigos que podem precisar dele, ou instituições de caridade. Eu costumo me livrar de coisas que não quero mais (como móveis e roupas) doando. Algumas dessas instituições promovem bazares e possuem oficinas para reformar o que recebem. Além de preservar a nossa amada Mãe natureza, ajudamos os nossos semelhantes.

Crika

Nenhum comentário:

Postar um comentário