A maioria das pessoas tem o hábito de virar a frigideira, após suas frituras, direto no ralo da pia, ou colocar o óleo em alguma embalagem vazia e descartar esta no lixo. Segundo a Sabesp, um litro de óleo de cozinha que chega aos rios contamina cerca de 20 mil litros de água. Muito gente até sabe que não se deve jogar óleo na pia, mas desconhece os motivos. Além da contaminação dos rios, a decomposição do óleo de cozinha emite metano na atmosfera. E este é um dos principais gases que provocam o efeito estufa.
Ainda não se chegou a uma solução ideal para este problema, mas muitos ambientalistas sugerem o reaproveitamento do óleo de cozinha para a confecção do sabão. Outra alternativa é colocá-lo em um vidro ou garrafa pet e entregá-lo a um catador de material reciclável ou às associações de reciclagem do produto.
Para fazer um eficiente sabão perfumado:
- 5 litros de óleo usado e coado
- 500 ml de detergente líquido de coco
- 1 copo americano de fubá
- 1 litro de soda cáustica líquida
- 1 litro de água fervente
- essência de sua preferência
- formas
Modo de Preparo:
Misture, em um balde grande, o óleo, o detergente, o fubá e a soda cáustica. Mexa bem e acrescente a água fervente e a essência de sua preferência. Mexa essa mistura por 40 minutos ininterruptamente.
Ponha a massa nas formas e deixe-a descansar por dez dias, para que endureça. Se colocar a massa, por exemplo, em formas retangulares, corte as barras com uma faca antes que endureça completamente.
É só usar e passar a receita para as amigas.
Obs.: É aconselhável usar luvas e manter as crianças afastadas, durante o preparo do sabão.
Crika
Adorei!
ResponderExcluirCris,
ResponderExcluirSempre entro em blogs ecológicos, mas esse chamou minha atenção pela forma clara e simples de ser entendida. Mesmo sendo uma negação na cozinha, vou tentar fazer esse seu sabão em casa, até porque é uma forma bacana de reciclagem.
Espero não perder contato, viu?
Beijo imenso.
Rebeca
-