Ambientalista: é um termo surgido nos anos 80 para nomear a pessoa interessada ou preocupada com problemas ambientais e a qualidade do meio ambiente. Também a pessoa engajada em movimentos de defesa do meio ambiente ou especialista em ecologia humana.
Biodegradável: é todo produto feito de componentes naturais que, após o seu uso, pode ser decomposto pelos microorganismos usuais no meio ambiente, ou seja, é absorvido por um ecossistema.
Combustíveis fósseis: combustíveis provenientes da decomposição de plantas e animais fossilizados como a gasolina, o querosene, o diesel, o gás natural e o carvão mineral. Estes combustíveis (com exceção do gás natural) geram poluentes e prejudicam a qualidade do ar, além de agravarem o efeito estufa.
Ecologia: é a ciência que estuda os ecossistemas, os seres vivos e suas interações com o meio onde vivem. É uma palavra que deriva do grego, onde “oikos” significa casa e “logos” significa estudo.
Ecossistema: designa o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem, em determinada região, entre si e com o meio ambiente.
Efeito estufa: é o aquecimento gradual do planeta que acontece pelo acúmulo de certos gases na atmosfera, principalmente dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2). Os gases à base de carbono são chamados de gases estufa e seguram o calor na atmosfera terrestre. Metano, óxido nitroso e gases fluorados também são exemplos destes gases.
Dioxinas: são produtos químicos derivados da manufatura de elementos químicos sintéticos e da incineração de produtos que contém químicos, o que ocorre, por exemplo, durante a fabricação de produtos químicos clorados, especialmente o PVC, e em outros processos que utilizam cloro, tais como o branqueamento do papel. Há 75 diferentes formas de dioxinas e elas são causadoras de câncer, além de danificarem o sistema endócrino, sistema reprodutivo, sistema imunológico e provocarem doenças nos rins, fígado e defeitos congênitos.
Orgânico: relativo aos alimentos ou seus ingredientes, orgânico significa algo cultivado sem o uso de fertilizantes químicos sintéticos ou pesticidas. De forma mais genérica, orgânico refere-se ao que estava vivo recentemente e pode se decompor ou deteriorar. Há, por exemplo, produtos de beleza chamados de orgânicos.
Reciclagem: processo de transformação de materiais usados em novas matérias-primas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário