quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Entrevista com Eric Thomas - ECO HOUSE


A ECO HOUSE é conhecida como a primeira casa de eventos sustentável da América Latina e é modelo de sustentabilidade por priorizar a alta qualidade ambiental desde a construção, operação e a utilização de todos os seus recursos.


A convite do blogecologize, o chef Eric Thomas, proprietário do renomado restaurante Tantra, em São Paulo, gentilmente nos concedeu esta entrevista.


1. Como surgiu a ideia de construir uma casa de eventos sustentável?
O desafio foi construir um salão de eventos totalmente sustentável. Tinha realizado um evento infantil, onde 200 crianças estavam brincando. Comecei a pensar como seria possível transferir a energia das crianças e converter para energia do local...


2. Quais são as referências para o projeto?
Sou chef de cozinha e não engenheiro ou arquiteto. Decidi viajar para a Europa e aos EUA para ver outros lugares que praticam a sustentabilidade. Depois de 3 meses de pesquisa, voltei para o Brasil e comecei a listar as principais tecnologias e práticas sustentáveis que iriam ser adotadas no projeto da Eco House. Algumas não eram viáveis e outras eram simples, baratas e funcionais. Você começa a fazer contas e calcula se o equipamento ou procedimento vai te trazer o benefício e em quanto tempo ele se paga.

3. Quais os maiores desafios encontrados na construção da Eco House e que profissionais foram chamados para tornar viável o projeto?
As medidas foram realizadas logo no começo da obra. O primeiro passo foi educar os funcionários da obra e depois adotar as premissas de uma obra sustentável. Enquanto isto, fui listando as principais tecnologias e gestões sustentáveis da casa, como cada item iria funcionar e o retorno financeiro (custo/beneficio). Neste momento, entrei em contato com a Fundação Vazolini para poder monitorar a construção da Eco House e tentar obter o processo/certificação AQUA. Tinha que fazer as previsões de quanto eu poderia deixar de consumir de recursos naturais na construção e eventualmente na operação.


4. De que forma você avalia o desenvolvimento do Brasil quanto à sustentabilidade no segmento da arquitetura? É possível encontrar, com facilidade, profissionais capacitados para atender as necessidades de clientes preocupados com a questão ambiental? E a matéria-prima para a obra (como telhas ecológicas, madeiras reflorestadas, etc)?
O custo de uma obra sustentável está em média 20% mais caro do que o de uma obra convencional. Fiz a obra sem arquiteto e sem engenheiro! O principal desafio dos arquitetos e engenheiros é fazer a “conta bater”. Por exemplo: todo mundo acredita que uma placa photovoltaica gera energia suficiente para iluminar uma lâmpada ou até o salão. O problema é que o preço da tecnologia não compensa pela economia gerada, ou seja: “a conta não bate”. Não são todas as tecnologias que podem funcionar na gestão do seu negócio. O meu piso que gera energia acabava sendo mais eficiente do que placas, cataventos ou outras tecnologias. A matéria prima é fácil achar no mercado. Todos têm uma linha “verde”, porém cuidado com tecnologias falsas. Existem muitas pessoas que usam a onda verde para se promover e vender. Toda obra/edifício sustentável segue uma norma ou cronograma. Você começa pela gestão de água, depois a gestão de energia, lixo, etc... Basta procurar os profissionais que podem te auxiliar com a melhor tecnologia e consultoria de como implementar esta gestão. A conta tem que bater!

5. Em que exatamente a Eco House se diferencia das outras casas de eventos?
Divulgar e participar de tecnologias sustentáveis, através da balada e do entretenimento. Queria tornar conceitos e tecnologias sustentáveis tangíveis e acessíveis para o público em geral. A pessoa, na balada, poderia gerar eletricidade o suficiente para iluminar a própria pista de dança em que está dançando? Quanto mais uma criança brinca, no nosso salão infantil, mais energia está gerando para a sua festa ou a festa de outros. O cliente pode visitar o nosso telhado verde e participar da seleção de frutas e legumes que irão ser utilizados no cardápio da sua festa. Ao dançar na pista de dança, você pode ver quanta energia você está gerando, quanta água o imóvel tem da chuva e os recursos que estão sendo utilizadas na festa ou, melhor ainda, deixando de utilizar.

6. Como são utilizados os 3 R's (redução, reutilização e reciclagem) da sustentabilidade na casa?
Encorporamos o tripé da sustentabilidade: ambiental, social e econômico. Reduzimos, quando possível, reutilizamos e reciclamos. Existem muitas teorias na gestão da sustentabilidade que, na prática, não funcionam. Reutilizar todo o nosso lixo para compostagem, por exemplo, não funciona. Primeiro que a quantidade é superior à demanda e depois tivemos problemas com pragas, falta de espaço, entre outros.

7. Sabemos que, infelizmente, em São Paulo ainda não é realizada a coleta seletiva em todos os bairros da cidade. Como vocês descartam o lixo produzido pela casa?
Infelizmente, o nosso lixo orgânico vai com a prefeitura. O lixo reciclável é levado até o Pão de Açúcar para ser separado e reciclado. Todo o lixo é pesado e catalogado. Emitimos um laudo para o cliente depois da festa, para poder demonstrar o que ele deixou de consumir em comparação com um edifício normal.



8. Qual o objetivo do projeto?
Provar que um restaurante e edifício de eventos pode ser construído e administrado usando conceitos de sustentabilidade, na sua maioria simples. Auditorar e apresentar estes resultados e reproduzir em outros estabelecimentos. Eu, pessoalmente, por ser chef de cozinha, adoro o desafio de produzir um cardápio para um evento com os recursos disponíveis no dia. Sempre vamos até a laje verde da Eco House e escolhemos as frutas, verduras, que estão em sazonalidade, para fazer o cardápio do almoço ou da festa. Este desafio foi o meu objetivo principal.

9. Qual o público-alvo?
Temos um salão de crianças e um salão corporativo/balada.


10. Como funciona o buffet infantil?
Decidimos dar férias aos eletroeletrônicos. Todos os brinquedos geram a energia do lugar. Alguns dos brinquedos foram inspirados no Leonardo Da Vinci. Um grupo de atores brinca com as crianças e divulga, em um mundo lúdico, a sustentabilidade e conceitos ecológicos. Educar brincando!

11. Como tem sido a recepção dos adultos? E a das crianças?
A maioria dos clientes está participando de conceitos sustentáveis e nem sabe! A pista de dança é um perfeito exemplo disto. Ao dançar na festa, você está gerando a energia suficiente para iluminar e fazer funcionar todos os equipamentos da pista. Você não precisa deixar de fazer o que você gosta para ser sustentável.


12. O que falta no Brasil para que mais ideias geniais como essa ganhem espaço na mídia?
Viabilizar o custo das tecnologias. O meu piso foi importado e foi pago 100% de imposto nela. Não tive nenhum incentivo do governo ou da prefeitura no projeto. Um absurdo! Tenho vergonha disto...


Contatos: 
Rua Amaro Cavalheiro, 158
Pinheiros – São Paulo
CEP: 05425-010
Tel: (11) 3846-7112

Um comentário:

  1. Fantástica a entrevista e este maravilhoso projeto do Eric Thomas. Continue a divulgar estas iniciativas para que possamos fazer o nosso mundo melhor.
    Mary

    ResponderExcluir