segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Consumo vs Coleta Seletiva

Adorei a idéia da Cris de fazer esse blog. Sempre me interessei sobre os assuntos ligados à ecologia e ao meio ambiente, mas nunca fui atrás de maiores informações.

Assim, é uma ótima forma de, além de fazer meu próprio dever de casa, tentar ajudar aos leitores que tem as mesmas dúvidas e dificuldades que nós dois em seus lares.

O maior problema ainda é, no meu ponto de vista, o consumo. Porém vivemos num país à margem da civilização plena, em desenvolvimento e progresso até rápido desde que o Plano Real entrou em vigor.

Grande parte dos produtos também são fabricados em países, como a China, sem a menor preocupação com o futuro do planeta, e é muito raro encontrar algo que não venha de lá. Dessa forma, acho utópico pedir às pessoas que consumam menos.

Sim para que consumam de forma mais consciente e de acordo com suas necessidades. Mas o consumo, ainda que de maneira ecologicamente correta, ainda gera resíduos, o que nos leva ao segundo maior problema: a coleta e reciclagem de nosso lixo.

Ainda não conheço município que faça a coleta seletiva em todo o seu território. Geralmente é feito em áreas nobres, e nas periferias continua o caos.

Dessa forma, vou tentar fazer uma série de pequenas matérias abordando o assunto, entrevistando gente envolvida e interessada em resolver a questão, para tentar levantar soluções e não apenas mais e mais perguntas.


Um comentário:

  1. João, sempre que venho aqui aprendo um pouco mais sobre reclicagem e meio ambiente. De uma certa forma esse é o propósito do blog, já que gostamos da blogosfera e lemos com mais calma tudo aquilo que é ligado ao assunto. Acho fantástica essa dedicação, parabéns pelo blog e pela iniciativa.

    Que sua semana seja abençoada.

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir