sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Papel de parede

Papel de parede é uma ótima alternativa, quando se fala em decoração. Podemos dar vida nova aos ambientes da nossa casa com lindos papéis e suas estampas variadas. O problema é que estes papéis, aparentemente inofensivos, podem ser feitos com vinil (conhecido como PVC), que libera as tão terríveis (e já citadas neste blog) dioxinas no meio ambiente.
É importante sabermos também que colas, adesivos e resinas (usados para tacos, papel de parede, móveis...) produzem vapores tóxicos (principalmente formaldeído) durante aplicação e secagem e isso é extremamente prejudicial à saúde.
Por falar em saúde, sabe-se que o PVC, bastante utilizado nos produtos médico-hospitalares, pode ser perigoso aos pacientes, ao meio ambiente e à saúde pública. Outros materiais estão sendo estudados como alternativa para sua substituição.
O PVC contém substâncias químicas (tóxicas) que provocam danos ambientais durante a sua produção, uso e disposição. Sua fabricação demanda grandes quantidades de cloro, que é produzido consumindo muita energia. Há fábricas que, para piorar ainda mais o quadro, usam substâncias tóxicas como mercúrio ou amianto na produção de cloro. Após sua obtenção, a próxima etapa consiste na produção de dicloroetileno, seguido de cloreto de vinil, a base do PVC. Como se não bastasse tudo isso, estes processos geram dioxinas e tanto elas quando o cloreto de vinil podem causar câncer em seres humanos.
Infelizmente, acredito que boa parte do papel de parede que achamos no mercado nacional é feito com papel de vinil (gostaria, sinceramente, de estar enganada). A empresa Mod Green Pod (veja na internet) possui papéis “vinyl-free”.
O papel com recobrimento de PVC é resistente às pequenas agressões diárias e à umidade, mas você acredita que vale à pena cobrir as paredes da sua casa com um produto que é tão prejudicial ao meio ambiente? Pense nisso.

Um comentário:

  1. Minha casa tem papel de parede até no lavabo, pense! Ai Jesus! Se eu tivesse lido esse seu post antes, teria procurado algo que não fizesse mal ao meio ambiente. Essa sua dica vou repassar para minhas amigas, adorei saber sobre isso.

    Beijo bem grandão e que seu Natal seja de luz, Cris linda.

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir