quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Por que juntamos tantos papéis?


Contas, recibos, notas fiscais
Se tem uma coisa que me aborrece é arrumar a bolsa ou as gavetas da sala e ver aquele monte de papeizinhos de contas, recibos, notas fiscais, etc. É incrível percebermos o quanto juntamos papel e, geralmente, nem nos damos conta disso. Até pouco tempo atrás, eu guardava um monte de panfletos e cardápios de pizzarias e outros serviços delivery, porém acabava utilizando o contato de apenas um desses estabelecimentos.
Dica: Não pegue cardápios de restaurantes que não serão usados. E pague suas contas pela internet, o que evita aquele monte dos tais papeizinhos que vão parar na sua bolsa (além de fazê-la (o) economizar tempo).

Revistas
Eu adoro revistas e confesso ficar de coração partido ao comprá-las, pois parte do papel dessas publicações sofre branqueamento com cloro (que é terrível por causa das dioxinas cancerígenas, como já comentei neste blog). Há revistas especiais que podemos guardar, mas doar as que não queremos mais é uma ótima opção para evitar a produção de lixo. Aprendi, quando era criança, a fazer colares com canudinhos feitos de páginas de revista e cola. E ficavam lindos! Sinceramente não vou parar de comprar revistas e imagino que levará um tempo para que o mundo se conscientize da necessidade da reciclagem e do uso de produtos sustentáveis.
Dica: Doe para os amigos e instituições de caridade as revistas que não quer mais.


Propaganda impressa (panfletos, encartes de supermercados, etc)
O que me incomoda muito também é a propaganda impressa e somos bombardeados com ela a todo instante. Na época da eleição a calçada da minha casa ficava imunda, cheia de panfletos (santinhos) e eu só conseguia ver diante de mim árvores derrubadas e muito CO2 jogado na atmosfera. Quando vou ao supermercado, evito pegar os encartes.
Dica: Leia os encartes nos supermercados ou drogarias e deixe-os no mesmo lugar. Se puder, não receba os panfletos que são distribuídos na rua (há tantas formas de divulgar um produto e esta, certamente, não é mais correta ecologicamente) ou guarde-os para posterior reciclagem.


Este blog foi criado com a intenção de compartilhar ideias e eu seria hipócrita se dissesse que tenho uma casa ecologicamente correta e que não consumo esses produtos tão nocivos ao meio ambiente. Mas, estou mudando e aprendendo, substituindo o que posso (porque as melhores saídas para os problemas ambientais ainda custam caro) e dividindo essas experiências aqui. Adoro descobrir novas formas de minimizar os impactos à natureza, causados por nosso consumismo e nossa vida desregrada, e espero aprender com vocês, trocar informações e ajudar a construir um futuro um pouco melhor, mais tranquilo e saudável.


Crika


Nenhum comentário:

Postar um comentário